Filmes
Mostra Latino Americana
O panorama da Mostra Latino-Americana percorre a região de ponta a ponta. Em 29 curtas, a seleção deste ano aponta em muitas direções, mas todas elas sem dúvida pautadas por um espírito investigativo e de compreensão das diferentes vivências dos habitantes do continente, seja em suas experiências individuais, seja em suas dinâmicas enquanto comunidade.
Como temos observado nos últimos anos, a Colômbia segue em destaque, demarcando a maturidade e a variedade de sua recente cinematografia com ficções, animações e documentários que lançam diversas indagações sobre as marcas profundas que tem infligido à sociedade colombiana o permanente estado de guerra que vive o país – marcas estas que estariam afetando a própria ancestralidade e espiritualidade da população.
A espiritualidade, aliás, é um tema que ressurge em outros filmes e ressoa em outros temas, tão variados como a saúde mental ou a relação intimista do indivíduo com a água e a terra. Problemáticas contemporâneas também estão presentes: a violência sistêmica contra a mulher, as condições do trabalho do imigrante e a questão da transgeneridade e sua delicada inserção na sociedade mostram-se urgentes e despontam nas produções de diversos lugares, como o Peru ou o interior da Argentina.
Um pequeno mas interessante painel centro-americano é formado por produções de Cuba, República Dominicana, Costa Rica e Honduras – o curta hondurenho, retratando sob perspectiva feminista uma resiliente comunidade de origem caraíba e africana, é o primeiro filme do país a ser exibido no Festival.
Evidenciam-se também as temáticas da juventude, como nos filmes mexicanos, chilenos e venezuelanos, que se equilibram sobre um fio de tensão que opõe contradições do despertar do amor adolescente e fantasias da perda da inocência à brutalidade do ambiente urbano e suas pressões sobre jovens cada vez mais intimidados e impelidos a explodir. Paralelamente, um menino com pena da piñata da sua festa de aniversário, um porco-do-mato tenor, um cervo cafeinômano e uma típica senhora uruguaia são alguns dos personagens que completam com humor e leveza essa polifonia, característica marcante do curta-metragem latino-americano que sempre buscamos trazer ao Festival.
AGUAS TRANQUILAS AGUAS PROFUNDAS / ÁGUAS TRANQUILAS ÁGUAS PROFUNDAS, de Miguel Labastida González,Miguel Labastida González - México
BÁKIRO, de Miguel New - Venezuela
CHANEL, de Humberto Vallejo - República Dominicana
COFFEE BREAK, de María Cristina Pérez,Mauricio Cuervo,María Cristina Pérez,Mauricio Cuervo - Colômbia
CORRER CONTRA EL VIENTO / CORRER CONTRA O VENTO, de Victor Hugo Cárdenas,Victor Hugo Cárdenas - Chile
DESECHO / ENTULHO, de Julio Ramos - Peru, Estados Unidos
EL HOMBRE DE CARTÓN / O HOMEM DE PAPELÃO, de Michael Labarca - Venezuela, França
EL RÍO DE LOS KUKAMAS / O RIO DOS KUKAMAS, de Nika Belianina,Nika Belianina - Peru
EL ÚLTIMO ROMÁNTICO / O ÚLTIMO ROMÂNTICO, de Natalia García Agraz,Natalia García Agraz - México
EVA, de Dana Gómez,Dana Gómez - Argentina
FRÁGIL, de Sheyla Pool Pástor - Cuba
GOLDEN MALIBU, de Natalia Bermúdez Fierro,Natalia Bermúdez Fierro - México
IRMA, de Alejo Schettini ,Germán Tejeira ,Alejo Schettini ,Germán Tejeira - Uruguai
LA DE MESSI / A DO MESSI, de Mauro Ojeda,Mauro Ojeda - Argentina
LA FLOR DE LA LENGUA DE VACA / A FLOR DA LÍNGUA DE VACA, de Germán Reyes Ruiz,Germán Reyes Ruiz - Colômbia
LAS FLORES / AS FLORES, de Renzo Cozza - Argentina
LUCY, de Roberto Gutierrez - Venezuela, Estados Unidos
MAMARTUILE, de Alejandro Saevich,Alejandro Saevich - México
NEGRA SOY / NEGRA SOU, de Laura Bermúdez, Laura Bermúdez - Honduras
OUR SONG TO WAR / NOSSA CANÇÃO PARA A GUERRA, de Juanita Onzaga - Colômbia, Bélgica
PIEDRA DE CABALLO / PEDRA DE CAVALO, de Cynthia Fernández Trejo - México
RAPAZ / RAPINA, de Felipe Gálvez,Felipe Gálvez - Chile
SOL DE AGOSTO, de Franco Volpi - Argentina, Reino Unido
TIERRA MOJADA / TERRA MOLHADA, de Juan Sebastian Mesa - Colômbia
UMBRAL, de Federico Montero - Costa Rica
VELVET, de Paula Hopf,Paula Hopf - México
VIVA EL REY / VIVA O REI, de Luis Téllez,Luis Téllez - México
VOLVERSE AIRE / TORNAR-SE AR, de Cristina Motta - Argentina, Colômbia
YOVER, de Edison Sanchez - Colômbia